Assim o compositor e arranjador Pedritense, premiado nos mais diversos festivais do Rio Grande do Sul, NELCY VARGAS, foi recebido no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado, para então ser homenageado com a entrega do prêmio Vitor Mateus Teixeira 2010. Nelcy foi considerado o MELHOR PRODUTOR MUSICAL do Estado. Além de tocar vários instrumentos músicais, possui um dos melhores estúdios de gravações do RS, tendo gravado, ao longo dos anos, os principais músicos e cantores do sul do país.
BIOGRAFIA:
Nelcy Moraes de Vargas é musico, compositor, arranjador e produtor musical. Nasceu em Dom Pedrito/RS, no dia 21 de setembro de 1952. É autoditada: aos oito anos de idade começou a tocar cavaquinho, nessa mesma idade acompanhou a cantora Marta Mendonça, esposa do saudoso Altemar Dutra.
Aos dez anos de idade começou a aprender a tocar outros instrumentos, como violão, baixo, acordeon, bateria e, no conservatório, Entrou para a banda de música tocando trombone de pisto, bombardino e baixo si bemol. Aos 13 anos começou a carreira profissional tocando contrabaixo no conjunto White Star, do seu tio e grande mestre Dorval Morais.
Em 1969, começou a tocar percussão nos grupos de danças do CTG Rodeio da Fronteira e guitarra no conjunto Di Nápoli, na época da jovem guarda.
O acordeon, instrumento que o divulgou na mídia, começou a tocar aos 13 anos, executando música popular.
Somente em 1978 (aos 26 anos), começou a tocar em fandangos gaúchos. Por ter nascido na fronteira com o Uruguai e Argentina, seu toque de gaita puxou muito para o estilo dos "hermanos".
Em 1981, começou a carreira discográfica, gravando seu primeiro disco solo instrumental pelo selo Cantares. Nesse primeiro disco, executou acordeon, cavaquinho e algumas faixas de baixo e violão. Daí por diante, foram mais de dois discos solo. Em 1984, entrou nos festivais a convite do amigo Adair de Freitas.
Na trajetória dos festivais, foi premiado inúmeras vezes com primeiro, segundo e terceiro lugares, melhor arranjo, melhor instrumentista, dentre outros. Como arranjador, recebeu em 2004 e 2006, o Troféu Vitor Mateus Teixeira. Possui três discos de ouro como produtor musical, arranjador e músico. Foram eles: Natal Gaúcho, do cantor Wilson Paim; Trem das doze, da Banda Opus Deis (evangélica); e Mulita Cantando pra burro (disco regional).
É fundador, diretor, arranjador e produtor do Grupo Mulheres Pampeanas. Nelcy reside em Dom Pedrito e faz, na sua casa, as produções musicais de vários artistas gaúchos, seus colegas. Hoje, aos 58 anos, já passou a marca de mais de nove mil músicas gravadas e produzidas com diversos instrumentos que executa.
(Fonte: Luiz Godinho - Coluna Nas asas do vento - Jornal Minuano de 10/12/2010)
AQUI NOSSA HOMENAGEM A ESTA PESSOA MARAVILHOSA CHAMADA NELCY VARGAS.
PARABÉNS TIO NELCY!!!
Tarciane Tebaldi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário